Como recolher gás de ar condicionado split

recolher gas ar condicionadoSaiba como recolher o gás do ar condicionado split de forma prática.

O vídeo que você irá assistir foi feito pelo Anderson Rey, fundador da Refrimaq, uma empresa referência no mercado nacional no assunto de ar condicionado split e lavadoras.

Neste vídeo você verá o passo a passo para fazer o recolhimento do gás da forma correta. Alguns já sabem como fazer o processo, mas é preciso tomar alguns cuidados para não cometer algum erro. Mesmo que você já saiba como funciona o processo, é interessante assistir o vídeo para ver se tem algo que você está deixando passar.

Como recolher o gás do ar split – Passo a passo

Primeiro de tudo, o ar condicionado deve estar ligado, com o compressor funcionando, você deve folgar as tampas apresentadas no vídeo. Essas tampas devem ser folgadas para termos acesso à válvula.

O tubo fino é o tudo de alta pressão, também conhecido como tubo de escapamento, que joga o gás para o evaporador. O tubo mais grosso é conhecido como tubo de baixa pressão, que suga o gás para o compressor. Sabendo disso, você deve fechar a válvula do tubo de escapamento para não deixar mais o gás entrar no evaporador.

Para fechar a válvula, é preciso de uma chave allen. Depois que você fechar a válvula você pode contar até 15 segundos, que é o tempo necessário para o gás ser recolhido. Se a tubulação tiver mais de 5 metros, você pode esperar mais tempo, como cerca de 20 segundos para recolher o gás.

Feito isso, você deve fechar a outra válvula, para o gás ficar preso. Após esse procedimento, você deve fechar o ar condicionado.

É importante lembrar que após muitas limpezas é importante fazer uma recarga de gás, pois geralmente vaza uma quantidade bem pequena.

Clique aqui para saber como testar se existe gás no sistema sem ferramentas.