Como limpar ar condicionado split

limpeza-ar-condicionado-splitNeste post você vai aprender como limpar ar condicionado split sem complicação com um vídeo passo a passo.

O Anderson Rey, fundador da Refrimaq, apresenta como realizar a limpeza do filtro interno do ar condicionado split.

O vídeo apresenta de forma simples e rápida como realizar esse processo. Apesar de simples, é importante lembrar que esta limpeza do filtro deve ser realizada pelo menos uma vez por mês.

Qual a importância de limpeza do filtro?

Além dos problemas de saúde que a sujeira dos filtros pode causar, ela também é prejudicial ao próprio funcionamento do ar condicionado, como mostrado no vídeo. Com o filtro sujo, o ar condicionado puxa a sujeira pra dentro e pode entupir todo o sistema.

Confira o vídeo abaixo:

É importante sempre desligar o disjuntor para não correr risco de choque elétrico. Uma dica interessante é não puxar a tampa do ar condicionado split  de qualquer maneira, pois isso pode causa folga na mesma.

Depois de abrir a tampa, basta desengatar as presilhas dos filtros para retirá-los. Daí você faz a limpeza com água corrente e uma escova. Pode ser usado um detergente para matar bactérias presentes no filtro.

Outra dica importante é utilizar um pano úmido para limpar a parte de cima do ar condicionado, pois a turbina suga todo o ar ao redor do aparelho e essa sujeira pode entrar no sistema também.

Essa limpeza pode ser feita pelo proprietário, mas algumas pessoas preferem contratar um serviço especializado para fazê-lo. Geralmente o valor cobrado fica em torno de R$ 50,00, o que pode ser interessante para você que é técnico, pois é um trabalho rápido e simples e que pode ajudar no seu lucro tranquilamente.

A Refrimaq possui um curso de manutenção de ar condicionados split para você que está em busca de qualificação na área. Você pode acessar o curso clicando aqui.